quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MOBY DICK

 - online
Nova York, EUA – A atriz Tilda Swinton e outros 134 leitores emprestaram as suas vozes para a Grande Leitura de Moby Dick, uma versão on-line em áudio do épico romance de Herman Melville (1819-1891). Os capítulos ficarão disponíveis gratuitamente no site do projeto; um trecho será publicado por dia até meados de janeiro, ao lado de uma imagem criada por algum artista contemporâneo.


Além de Tilda Swinton, a democrática lista de leitores inclui celebridades como John Waters e Stephen Fry, mas também traz pescadores, crianças e um padre. O mais jovem é Cyrus Larcombe-Moore, um garoto de 12 anos que contribui com curtas linhas de diálogo num capítulo lido por seu professor, Tom Thoroughgood. A lista também inclui o primeiro-ministro britânico, David Cameron. “Isso aconteceu no último minuto”, diz Hoare. “Fico feliz de não ter sido antes, pois teria causado um desequilíbrio no projeto”.

Foi difícil para os organizadores encontrarem um capítulo para Cameron que não trouxesse algum tipo de subtexto, seja político ou de outra natureza. O escolhido foi o capítulo número 30. “Mesmo assim, podem dizer que ele incentiva o fumo”, fala o escritor.

De acordo com Hoare, 40% das imagens foram elaboradas especificamente para o projeto, mas muitas das que já existiam haviam sido desenhadas com o livro em mente. “É extraordinário o número de artistas contemporâneos que se inspiram em Moby Dick”. Segundo ele, todos os capítulos já foram gravados, com exceção de dois, entre eles o último, “que pode ter um nome realmente grande”.
New York Times (A Gazeta de Alagoas)



Sem comentários: