quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Homenagem à professora Júlia


Caros Colegas

Todos os que conheceram a Júlia sabem que ela não era muito dada a grandes festejos. Para os que privaram menos com ela e sintam, talvez, que ela não foi lembrada convenientemente, peço desculpas se não fui mais efusiva. A Júlia vai estar sempre presente na Biblioteca porque ela era a alma daquele espaço. Para ela, sempre exigente em tudo o que fazia, só o melhor. E o melhor mesmo é manter a Biblioteca sempre aberta oferecendo aos alunos as melhores condições para que, parafraseando o Padre Alberto Neto (...) as férias grandes se transformem (para os alunos) numa espada comprida como a de Carlos Magno.
Os mais distraídos, provavelmente, não se aperceberam que a Direcção colocou a bandeira a meia haste mas, como a Dulce já informou, a grande homenagem será feita no dia 27 de Abril, no auditório com o Martim. Vamos lembrar os valores em que ela acreditava: o 25 de Abril e a capacidade dos nossos alunos.

Não é fácil escolher um grande momento por isso decidi pelo humor do Ricardo Araújo Pereira.

Grata pela atenção
Fernanda Barata

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Biblioteca Digital Mundial


Dia de S. Valentim

Meu amor, meu amor

Meu amor meu amor
meu corpo em movimento
minha voz à procura
do seu próprio lamento.

Meu limão de amargura meu punhal a escrever
nós parámos o tempo não sabemos morrer
e nascemos nascemos
do nosso entristecer.

Meu amor meu amor
meu nó e sofrimento
minha mó de ternura
minha nau de tormento

este mar não tem cura este céu não tem ar
nós parámos o vento não sabemos nadar
e morremos morremos
devagar devagar.
Ary dos Santos

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ler no Chiado com Sophia


Chiado
Quinta-Feira, 03 Fevereiro 2011, 18:30
Carlos Mendes de Sousa e Nuno Júdice, dois estudiosos de Sophia, evocam aquela que escreveu:"Esta é a madrugada que eu esperava/ o dia inicial inteiro e limpo..." para falar do 25 de Abril.Ou:"Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar".A edição da obra completa de Sophia e a exposição que lhe é dedicada na Gulbenkian servem de ponto de partida para a conversa.No próximo Ler no Chiado, dia 3 de Fevereiro, às 18h30, na Livraria Bertrand do Chiado. Com moderação de Anabela Mota Ribeiro.