sábado, 26 de março de 2011

Centenário da morte de Fialho de Almeida

O Município de Cuba inaugurou no passado dia 4 de Março a exposição “Fialho de Almeida – A vida e a morte”. A iniciativa contou com a presença da Sr.ª Directora Regional da Cultura, Professora Aurora Carapinha.
A exposição estará patente durante o mês de Março, na Galeria da Biblioteca Municipal de Cuba e para além de painéis informativos podemos contar com um ambiente decorativo que integra alguns elementos com o objectivo de nos transportar para a época em que Fialho de Almeida viveu. Uma cadeira giratória em madeira, uma secretária e sobre ela um tinteiro, talvez muito semelhante ao que foi utilizado pelo “homem de pena” nos seus momentos de produção literária, ora como panfletista, ora como ficcionista.
A organização dos painéis informativos dispostos ao longo da sala permite-nos aceder a dados de natureza diferenciada, procurando situar-nos acerca do que foi a vida, a obra e a morte do escritor.
Realce-se que a exposição procura respeitar critérios de acessibilidade cultural, pelo que todos os painéis informativos se encontram audio-descritos.



«Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, e fez o crítico à semelhança do gato.»

Fialho






Sem comentários: